Cada um de nós provavelmente instalou algum tipo de extensão de navegador em pelo menos uma vez: um bloqueador de anúncios, um tradutor online, um verificador ortográfico ou outra coisa. No entanto, raramente paramos para pensar: a extensão é realmente segura?
O que são extensões
Uma extensão de navegador é um plug-in que adiciona funcionalidade ao seu browser. Por exemplo, eles podem bloquear anúncios em páginas da web, fazer anotações, verificar a ortografia e muito mais. Para navegadores populares, existem lojas oficiais para este tipo de aplicação que ajudam a selecionar, comparar e instalar os plug-ins que você deseja. Mas extensões também podem ser instaladas a partir de fontes não oficiais.
No caso do Google Chrome, as extensões exigirão a capacidade de ler e alterar todos os seus dados em todos que você visita. Parece um grande negócio, certo? No entanto, mesmo as lojas oficiais chamam pouca atenção para este fato.
Por exemplo, na Chrome Web Store, na seção de Práticas de Privacidade da popular extensão do Google Translate há afirmação que coleta informações sobre localização, atividade do usuário e conteúdo do site. Mas o fato de que precisa de acesso a todos os dados de todos os sites para funcionar não é revelado ao usuário até que ela esteja instalada.
Mantenha-se seguro
As extensões do navegador são ferramentas úteis, mas é importante tratá-las com cautela e perceber que não são tão inofensivas quanto se pode pensar.
Faça o download de extensões apenas de fontes oficiais. Lembre-se que isso não é garantia de segurança total — extensões maliciosas conseguem se esconder em lojas oficiais de vez em quando.
Não instale muitas extensões e verifique regularmente a lista. Se você encontrar algo que você não instalou, é um alerta vermelho.
E por fim, caso tenha alguma dúvida sobre as extensões entre em contato conosco da KifferTI.