Hoje vamos falar de algo fundamental nos nossos dias, a conectividade de sua empresa com a internet, e alguns fatores que podem torna-la mais efetiva.
Efetividade é fundamental nesse caso, isso porque tudo depende de conexão, e se ela não vai bem, o prejuízo é sempre grande.
Entenda as diferenças
Há cerca de 20 anos, nós todos sofríamos com internet discada aqui no Brasil, mas hoje estamos em outro patamar, há bons serviços e bastante concorrência no setor. Mas essa variedade também pode confundir os clientes.
3G, 4G, Rádio, WiMax, Fibra… as possibilidades podem variar de cidade para cidade, mas é bom estar atento a alguns pontos.
Reflita sobre suas necessidades
Sua empresa apenas usa o e-mail e acessa alguns sites ou precisa de Drives, backups periódicos, aplicações ERP, CRM e Nuvem? Quantos usuários online simultaneamente? Além disso, vai hospedar seus dados em servidores externos ou pretende ter uma central na empresa? Qual o seu capital de investimento nessa área? Vai usar roteadores? Links dedicados? Quanto tempo o seu negócio pode ficar sem conexão?
Dicas
-Dê preferência para fibra ótica e outras conexões mais confiáveis. Operadoras de celular e empresas de conexão à rádio estão mais suscetíveis a problemas;
-Se a necessidade de conexão é alta, pense na possibilidade de ter uma segunda rede contratada, como segurança;
-Se usa arquivos em nuvem, trabalha com pastas pesadas, contrate planos com upload alto;
-Quanto mais dispositivos conectados, maior a necessidade de velocidade. Contrate planos com banda “de sobra”, isso evitará que em momentos de upload e download a rede seja sobrecarregada e os colegas de trabalho fiquem com internet lenta;
-Mantenha aparelhos e sistemas sempre atualizados;
– Em caso de dúvidas, desligue outros dispositivos e teste a velocidade da conexão em sites como o Fast ou o RJ Net.
E por fim, aquela dica que vale ouro, direto aqui da Kiffer TI… um pequeno probleminha pode se tornar um problemão, então ao menor sinal de inconformidade, acione a prestadora de serviços.