piracy01-1024x383-1

Popular no Brasil desde antes da internet, a pirataria foi facilmente absorvida pelos usuários da rede desde os anos 90 quando ela chegou aqui.

É muito comum que as pessoas baixem programas piratas para fugir das taxas cobradas pelos desenvolvedores, mas tal prática pode sair bem cara para sua empresa.

Bem, de acordo com a justiça brasileira, há uma multa que prevê penalidades para o uso de software pirata. A Lei 9.610/1998 prevê a aplicação de multa de até 10 vezes o valor original do software. Além disso, a irregularidade ainda pode manchar permanentemente a imagem de uma empresa.

Além da multa, há ainda os riscos de infectar o PC com pragas virtuais e acabar perdendo documentos importantes, como num sequestro de dados por um ransomware. Os menos “sortudos” podem ter senhas de contas bancárias e redes sociais roubadas.

O conselho da KIFFER TI nesse sentido é que as empresas busquem trabalhar apenas com programas originais, que se adaptem aos custos e que invistam em segurança, afinal, facilitar a vida dos cyber criminosos criando portas de entrada nas empresas pode ter um custo muito mais alto.