O snake Keylogger voltou a aparecer entre os dez predominantes malware no mundo e no Brasil. A diferença é que agora ele não está sendo distribuído por e-mails com extensões em Office do tipo .doc e .xlsx, o malware é lançado pro meio de arquivos em pdf.
A mudança pode ter se dado, devido ao bloqueio da Microsoft a macros padrão da internet no Office. Com isso os cibercriminosos se tornaram mais criativos, explorando extensões menos criativas. Além disso, a distribuição de malwares parece estar sendo bem eficaz
Emotet lidera disseminação de malwares
O Emotet volta à ponta do ranking de malwares mais distribuídos no mundo. O vírus impacta 8% das organizações em todo mundo, um pequeno aumento em relação a meses passados.
É um malware ágil que se mostra lucrativo, pois consegue permanecer indetectável. Geralmente ele é distribuído por e-mail de phishing, no qual assunto temos matéria aqui no blog falando sobre esse tipo de ataque.
Os setores de educação e pesquisas continuam sendo os maiores alvos globalmente. No Brasil o setor de integração foi o mais visado, seguido pelos campos de varejo/atacado e governo/militar.
Quer proteção para sua empresa contra esses malwares? Venha bater um papo com a KIFFER TI, de segurança a gente entende!